segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

As diferenças entre os SO


Sistema Operacional é o programa que controla tudo no computador enquanto você o está utilizando. Quando ligar o computador, repare que no painel (seja de mesa ou portátil) aparece geralmente uma “luzinha” indicando uma atividade no chamado “disco rígido”. Esse é o momento que o programa chamado sistema operacional é carregado para a memória do computador a fim de que ele se torne útil ou…operacional. Daí vem nome.



Existem três grandes sistemas operacionais populares hoje: o Windows, o Mac OS e o Linux.
O Windows e o Mac OS são sistemas operacionais proprietários, ou seja, para utilizar esses programas existe uma contrapartida financeira, temos que pagar o uso de sua licença.
O Linux, sistema operacional criado no final do século 20, por Linus Torvalds, vem crescendo e se tornando cada vez mais “usável” e compatível para os usuários domésticos.
Esse sistema operacional, como os outros dois, funciona também sob uma licença, a GPL, só que não existe custo para o uso deste sistema operacional. A GPL não é só gratuita, mas também faz com que qualquer modificação feita para melhor seja dividida entre todos. Outra coisa bacana é que ele foi feito para ser uma construção coletiva, por isso ele é código aberto, conhecido como open source (em inglês), ou seja, podemos ver como ele funciona…os outros não.
O sistema Mac OS X tem uma construção semelhante ao Linux o que torna ele também um sistema operacional mais confiável
Se você usa processador de texto, redes sociais, internet, chats e outras funções básicas, sugiro que você opte pelo Linux, que é comprovadamente mais seguro e em muitas vezes mais rápido que o Windows, por exemplo.
O importante é saber que temos opções e podemos enxergar além do monopólio de sistemas operacionais.
Na realidade existem ainda mais opções de sistemas. Eu citei os mais populares. Pesquise sobre isso e você vai descobrir um interessante mundo onde muitas pessoas querem estudar e progredir. Abraços!
Luis Motta, eu, gaúcho de porto alegre, profissional de TI desde o tempo que TI não era TI. Me dedico a facilitar a vida das pessoas com essa máquina revolucionária chamada “computador”, graças ao meu dedo verde e um talento inato para explicar coisas que eu nem mesmo entendo (risos). Atuo na área de informática , educação e tecnologia há 25 anos.
Alem disso sou metido a guitarrista de rock, atrapalhando há 17 anos a banda 10KPNR.
Engajado no LINUX, sou embaixador da distribuição openSUSE no Brasil junto com mais alguns companheiros espalhados pelo Brasil.
Espírita. acredito piamente que no Plano Espiritual existem computadores quânticos com matriz biológica. Aí, já é outra conversa…






Videos Relacionados :